Ao confessar que sua grande fonte de inspiração é a ingênua e otimista Poliana, Iris Abravanel deu uma das chaves para a explicação do sucesso das novelas infantis do SBT – os seus textos simples e diretos, com mensagens positivas, sem muito espaço para ironia, insinuação ou sutileza.
Combinado ao texto juvenil, o elenco de crianças consegue transmitir, como já escrevi antes, um misto de despreparo com vontade de agradar que torna tudo muito saboroso e “fofo” para quem assiste.
Íris revelou que “Cúmplices” terá cerca de 250 capítulos – sendo que apenas 90 são “aproveitáveis” da versão original, provavelmente os 90 capítulos com a participação da atriz Belinda, interpretando Mariana e Silvana. Já os capítulos com Daniela Luján nos papeis principais, provavelmente serão descartados. Ou seja, haverá bastante espaço para criação original dela e de sua equipe.
O passo seguinte neste processo, provavelmente, será a criação de uma novela totalmente original, brasileira, inventada pelos autores da emissora. Até agora, o SBT apenas adaptou e recriou produções que foram testadas anteriormente em outros países e na própria emissora.