segunda-feira, 17 de agosto de 2015

De volta às novelas e pela primeira vez no SBT, Juliana Baroni exalta as tramas infantis

Juliana Baroni estava ausente das novelas desde "Balacobaco", exibida pela Record em 2012. Três anos depois e com uma maternidade no meio do caminho, a atriz exalta sua estreia no SBT, em "Cúmplices de Um Resgate". 

No folhetim de Íris Abravanel, ela interpreta Rebeca, uma mocinha típica. "A personagem não poderia ter vindo em hora melhor. Acabei de ser mãe e é uma novela leve, ingênua e voltada para o público infantil", define. Mãe de Manuela e Isabela, irmãs gêmeas separadas no nascimento, Rebeca não sabe da existência de uma das filhas. Para solucionar esse problema, o primeiro capítulo foi contado em forma de conto de fada. "É impossível, hoje em dia, uma mãe não saber que está grávida de gêmeas. Esse lado lúdico também me chamou muita atenção", garante.

Para se preparar para "Cúmplices de Um Resgate", Juliana conta ter assistido a todos os filmes clássicos da Disney e séries, como a norte-americana "Once Upon a Time". "Ela é uma típica heroína. Uma princesa da vida moderna, que batalha pela vida, mas também fica à espera do príncipe encantado", revela.

Além disso, a atriz garante que o atual momento da vida contribuiu muito para a construção da personagem. "Minhas cenas quase todas são mostrando o amor de mãe", explica. Apesar de a história girar em torno das gêmeas interpretadas por Larissa Manoela, Juliana conta que a evolução da trama adulta também foi muito importante para que aceitasse o convite.

Paquita
Aos 37 anos, Juliana garante que interpretar a mãe de uma jovem de 14 não mexeu com sua vaidade. Segundo ela, que começou a carreira aos 11 anos, a identificação com a trajetória de Larissa Manoela faz com que as duas se conectem de alguma forma.

O início como paquita no "Xou da Xuxa" foi a grande porta de entrada para Juliana no mundo da teledramaturgia. Depois de crescer na TV, em novelas como "Malhação", "Uga Uga" e "O Profeta", todas exibidas pela Globo, ela destaca que sempre gostou mais de trabalhar em produtos mais voltados para o público infantil. ""Dance, Dance, Dance" foi a novela que mais gostei de fazer", admite, relembrando o folhetim exibido pela Band em 2007.

INSTANTÂNEAS
• Durante as gravações de "Cúmplices de Um Resgate", Juliana Baroni precisou se ausentar dos estúdios. O motivo foi uma visita à Rainha Elizabeth, na Inglaterra, originada pelo trabalho do marido da atriz, o adestrador de cavalos Eduardo Moreira
• Apesar de uma carga dramática forte, Juliana diz que procura dar a Rebeca ares mais leves. "Alívio cômico é necessário até em cenas mais densas. Afinal, é uma novela infantil", explica
• A atriz jura que não viu a versão mexicana de "Cúmplices de Um Resgate" para evitar ter muitas referências de sua personagem
• A estreia de Juliana na teledramaturgia foi em "Cara & Coroa", exibida pela Globo em 1995