Foto: Reprodução/SBT
A ação, em que a ficção é usada para promover uma causa social, de doação de sangue, foi audaciosa e gerou grande buzz na web: foram mais de 3 mil menções com a hashtag#DoePelaPriscila. Entre as publicações no Twitter da novela, foram mais de 4 mil curtidas e mais de 560 retweets; no Instagram do programa, foram 60 mil curtidas e 2.7 mil comentários; entre as mais de 10 publicações no Facebook do C1R, foram 107.6 mil curtidas, mais de 3.3 mil compartilhamentos e mais de 3.6 mil comentários e no YouTube, os 5 vídeos em que os personagens convidam o público a doarem sangue totalizaram quase meio milhão de visualizações. Os fãs criaram um perfil no Instagram chamado “doe_pela_priscila” que rapidamente bateu mil seguidores.
Muitos memes foram produzidos com “carinhas fofinhas” pedindo pela doação; muitos divulgaram as informações sobre os requisitos para ser doador e elogiaram a ação e a emissora por ter realizado.
A jornalista Lígia Mesquita (Folha) ressaltou que o SBT usou uma cena da novela para lançar uma campanha de doação de sangue. E o Vannucci divulgou, de forma muito positiva, que a novela infantil do SBT foi além da entretenimento e não mediu esforços para promover a campanha #DoePelaPriscila. Diversos veículos, entre eles M&M, Propmark, AdOnline, Adnews e O Fuxico, divulgaram a ação com detalhes, ressaltaram que o SBT conseguiu fazer com que a ficção conscientizasse milhões de pessoas e informaram que os postos de coletas de sangue estão expostos no site da emissora.
Segue abaixo um balanço geral dos principais resultados obtidos, assim como uma analise completa e detalhada anexada e os principais posts:
Público
A hashtag #DoepelaPriscila movimentou as redes sociais. Foram mais de 3 mil menções entre Facebook, Twitter e Instagram de usuários únicos. Os canais oficiais de Cúmplices de Um Resgate também conseguiram números bem expressivos na somatória de posts:
• Twitter: 4 mil curtidas e mais de 560 retweets;
• Instagram: 60 mil curtidas e 2.7 mil comentários;
• Facebook: 107.6 mil curtidas, mais de 3.3 mil compartilhamentos e mais de 3.6 mil comentários;
• No YouTube: quase meio milhão de visualizações;
Entre os comentários, cerca de 60% se mostraram aflitos em saber se a atriz realmente estava precisando de sangue ou se era apenas uma ação de marketing. Chegaram a pedir um esclarecimento da emissora
Os fãs criaram um perfil no Instagram chamado “doe_pela_priscila”, para ajudar a propagar a ação, rapidamente bateu mil seguidores. Muitos memes foram produzidos com “carinhas fofinhas” pedindo pela doação; muitos divulgaram as informações sobre os requisitos para ser doador e se disseram dispostos a doar e elogiaram a ação e a emissora por ter realizado.